Essa vida itinerante me levou, há um ano, a viagens internacionais e, há seis meses, a uma mudança para um país bem nada a ver com o Brasil. Nesse período, senti falta de muitas coisas, mas a comida brasileira foi uma das grandes saudades. Conversando com mais brasileiros expatriados, dá para ver que há um consenso: a comida brasileira é maravilhosa.

1. Requeijão

requeijaooo

Pizza com requeijão, pão francês (que poderia ser um item à parte) com requeijão, panqueca com requeijão, TUDO COM REQUEIJÃO.

2. Tapiocatapioca

Doce ou salgada e se bobear vai ser doce E salgada e com muito requeijão.

3. Feijoada

feijoada.jpg

Não é à toa que é o prato nacional. Saudades desse feijão pretinho, arroz branquinho, couve (meo-deos-que-sdds) e farofa. FAROFA PRA CACETE. Taca mais farofa.

4. Moqueca moqueca

De peixe, com dendê, com camarão, com arroz, com pirão, com muita farofa, com muita pimenta e com muito amor. Só de olhar essa foto me dá vontade de CHORAR.

5. Coxinhacoxinha

Fritinha, sequinha E TACA MAIS REQUEIJÃO NELA. Já que estamos falando de salgadinhos, pode colocar na lista aí as coisas mais maravilhosas do Brasil:

– pastel de feira

– pão de queijo

6. Açaíaçaí

Essa é minha foto de capa no Facebook. Preciso dizer mais? Fica aí uma foto de açaí com banana e granola pra vocês: acai

7. Estrogonofeestrogonofe

Nem é comida brasileira, mas no Brasil a gente pega sua comida e transforma numa coisa ainda mais apetitosa. Olha essas batatas palhas fininhas.

8. Comida japonesajapa.jpeg

Tá achando estranho? Tenta comer comida japonesa fora do Brasil. Primeiro que costuma ser caríssimo. Segundo que o povo não coloca cream cheese nos peixes, não. Nem doritos, nem morango (rs). Isso é coisa brasileira, mesmo. E eu amo. Ah, e claro: Brasil é abundância. Temaki fora daqui é uma coisinha minúscula, não dá nem para comparar. TRAGAM-ME AS BARCAS.

9. Pizza pizza brasileira.jpg

Entra na lista de coisas maravilhosas que só o brasileiro sabe fazer hehe. Pizza fora daqui é massa fininha e “cobertura” menor ainda. Pouquíssimas opções (gente, aqui tem pizza até de batata frita!) e pode esquecer esse negócio de borda recheada (DE REQUEIJÃO). E só aqui a gente finaliza com uma maravilhosa pizza de banana com canela e borda recheada com doce de leite (taí outra coisa que você não encontra igual fora da América do Sul).

10. Pimenta biquinho e palmitopimenta e palmito

Brasileiríssimos!!!

11. Brigadeirobrigadeiro

Minha nossa senhora, que saudades. Você até encontra leite condensado fora do Brasil, mas é caríssimo e não é igual o nosso. Eu fiz algumas vezes com um leite condensado RUSSO. Dá pro gosto, mas não é o nosso brigadeiro aqui de casa, raspa a panela, morre de alegrias. Aliás, voltou pro Brasil, já prepara todas as sobremesas que vão leite condensado: começando pelo brigadeiro e passando por pavê até o pudim de leite.

Posted by:Amanda Previdelli

Jornalista, paulistana e geminiana. Já estudou desde Política Internacional a Yoga e Astrologia. Compra brigas nas redes sociais e mesas de bar, mas gosta também de viajar e conversar.

4 replies on “11 coisas que todo brasileiro que mora fora sente saudades de comer

  1. Outras sugestões:
    Guaraná Antártica
    Doce de buriti
    Pão de queijo
    Carne de sol
    Aipim ou Mandioca
    Churrascão da massa
    Bobó de camarão…

    Eu poderia passar uma vida escrevendo aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s