Aproveitando que domingo é dia de pleito, vamos falar sobre um dos maiores mitos eleitorais?

“Vote nulo, é um direito da população!

Se mais de 51% dos eleitores votarem nulo, a eleição é anulada.

Uma nova eleição será convocada.

E com novos candidatos.”

Isso NÃO É VERDADE, gente. Voto nulo não anula eleição. Escrevi sobre isso em 2012, quando trabalhava na EXAME.com, e a lei é válida até hoje.

Basicamente, a confusão está na interpretação da lei eleitoral, que diz que se mais da metade dos votos forem anulados em uma eleição, ela será considerada inválida e uma nova eleição será feita (repara que nada foi dito sobre essa história de ‘novos candidatos’).

Só que o seguinte: voto nulo não é voto anulado. Voto anulado é aquele que teve de ser desconsiderado por conta de fraudes eleitorais, por exemplo. O voto nulo é aquele que o eleitor foi lá, digitou um número que não é de nenhum candidato e confirmou.

Há uma diferença teórica entre votos nulos ou brancos. Na prática, eles diminuem o número de eleitores que os candidatos vão precisar ter para se eleger, ou seja: você está dando seu voto para a pessoa em quem a maioria votar.

Mas o voto nulo é tradicionalmente considerado um voto de protesto, uma manifestação do desagrado do eleitor – para votar nulo é necessário digitar um número que não corresponda a nenhum candidato e confirmar.

Um voto branco, por sua vez, é considerado mais apático, de um eleitor que prefere delegar a escolha de um candidato para a maioria – e um direito em um país onde votar é obrigatório. Para votar em branco, basta clicar na tecla “branco” e confirmar.

Posted by:Amanda Previdelli

Jornalista, paulistana e geminiana. Já estudou desde Política Internacional a Yoga e Astrologia. Compra brigas nas redes sociais e mesas de bar, mas gosta também de viajar e conversar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s