Aproveitando que domingo é dia de pleito, vamos falar sobre um dos maiores mitos eleitorais?

“Vote nulo, é um direito da população!

Se mais de 51% dos eleitores votarem nulo, a eleição é anulada.

Uma nova eleição será convocada.

E com novos candidatos.”

Isso NÃO É VERDADE, gente. Voto nulo não anula eleição. Escrevi sobre isso em 2012, quando trabalhava na EXAME.com, e a lei é válida até hoje.

Basicamente, a confusão está na interpretação da lei eleitoral, que diz que se mais da metade dos votos forem anulados em uma eleição, ela será considerada inválida e uma nova eleição será feita (repara que nada foi dito sobre essa história de ‘novos candidatos’).

Só que o seguinte: voto nulo não é voto anulado. Voto anulado é aquele que teve de ser desconsiderado por conta de fraudes eleitorais, por exemplo. O voto nulo é aquele que o eleitor foi lá, digitou um número que não é de nenhum candidato e confirmou.

Há uma diferença teórica entre votos nulos ou brancos. Na prática, eles diminuem o número de eleitores que os candidatos vão precisar ter para se eleger, ou seja: você está dando seu voto para a pessoa em quem a maioria votar.

Mas o voto nulo é tradicionalmente considerado um voto de protesto, uma manifestação do desagrado do eleitor – para votar nulo é necessário digitar um número que não corresponda a nenhum candidato e confirmar.

Um voto branco, por sua vez, é considerado mais apático, de um eleitor que prefere delegar a escolha de um candidato para a maioria – e um direito em um país onde votar é obrigatório. Para votar em branco, basta clicar na tecla “branco” e confirmar.

Anúncios
Posted by:Amanda Previdelli

Jornalista, revisora e tradutora paulistana morando em Viena, na Áustria. Brazilian journalist, proofreader and translator living in Vienna, Austria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s