Vim, vi e me apaixonei. Inclusive, quero voltar.

Boipeba é uma ilha perto de Morro de São Paulo, ao sul de Salvador, Bahia. Quem foi aos dois lugares diz que é tão linda quanto Morro (ou mais) e bem vazia. Para quem curte um paraíso tranquilo, é ideal. Quem quer vida noturna, ~badalação~ e festa, Boipeba não é o melhor lugar.

Chegar lá não é fácil. De Salvador, você pega o férri (assim mesmo, nem adianta chamar de balsa que os soteropolitanos matam) até a Ilha de Itaparica. A viagem dura mais ou menos 1h30 (dica: sente perto das portas! as janelas não abrem e aquele negócio quente é uma sauna). Em Itaparica, um ônibus até Valença. A viagem dura mais umas duas horas e é bem tranquila. Chegando em Valença, segue a galera até onde saem as lanchas, dá uns dez minutos de caminhada e pega a lancha para Boipeba. A viagem pode durar até 1h20 dependendo do tipo de lancha que você pega (dica: super legal ficar sentado na “janelinha” da lancha, mas se não quiser se molhar, vai para o meio, mesmo).

No caminho para a ilha
 No caminho para a ilha

As lanchas todas dão em Velha Boipeba, a parte mais “agitada” da ilha. Lá tem mercado, restaurante, barzinho, bastante pousadas, hostel… É de onde saem muitos dos passeios, também. Tudo isso, claro, durante o dia. A noite é mais tranquila. As praias são todas lindas, cinematográficas: areia branca, mar azul calmo e muitas palmeiras pelo litoral todo. Tem desde praias com mais estrutura de barraca, espreguiçadeira, guarda sol… até lugares assim:

Era eu e um cavalo branco na praia inteira
 Era eu e um cavalo branco na praia inteira

Do outro lado da ilha fica a irmã da Velha Boipeba: Moreré. Mais vazia, mais roots, fica a mais ou menos uma hora de caminhada das praias principais (ou alguns minutos de trator – não tem carro na ilha). Ela é berço de belezas como essa aqui:

boipeba2

Piscinas naturais lindas. E como brasileiro é o povo mais maravilhoso do mundo, tem um barco-bar que serve caipirinhas deliciosas e cervejas de litrão-geladão. A galera aluga snorkel para nadar e ver os peixes, mas se você for roots pequena sereia que nem eu, nem precisa disso, os bichos vão te cercar.

Selfie com os nativos
Selfie com os nativos

 Eu fiquei em um hostel que chama Abaquar e é ótimo. Foi quarenta dilmas a noite no quarto compartilhado. O café da manhã é individual e tem tudo, um charme. O hostel fica perto da praia e quando eu voltar, é lá que devo ficar de novo.

Já tinham me ganhado no ovinho mexido na cumbuquinha <3
Já tinham me ganhado no ovinho mexido na cumbuquinha ❤

Tem vários passeios pela ilha. O volta-a-ilha vale a pena fazer. Custa cem reais (mas rola pechinchar rs), mas te leva, bem, numa volta pela ilha. Tem mangue (Boipeba fica entre o mar e o rio), várias praias lindas e desertas, as piscinas naturais de Moreré, e visita a um barco no meio do rio que tem milostras deliciosas. Você pode pular de cima do barco onde as ostras são vendidas direto para o rio. São cinco metros e eu tenho medo de altura. Fui a primeira a subir lá para pular. Subi, olhei, fui pular, quase desmaiei, desci. E aí todo mundo pulou – um por um… até que eu vi o moço que parecia ter até mais medo do que eu todo molhado. Todos tinham pulado. O tio do barco me olhou com pena, disse que se eu pulasse, ele até me dava umas ostras de graça. ME JOGUEI.

A viagem toda foi um grande valeu a pena. Valeu a pena três transportes diferentes, horas para chegar, horas para voltar, tudo. Esse lugar é um paraíso.

boipeba5

Posted by:Amanda Previdelli

Jornalista, paulistana e geminiana. Já estudou desde Política Internacional a Yoga e Astrologia. Compra brigas nas redes sociais e mesas de bar, mas gosta também de viajar e conversar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s